Durante a semana, as crianças participam de diversas
atividades que são organizadas em horários distintos e que
fazem parte da rotina escolar.
Essas atividades são previamente planejadas e têm como
objetivo proporcionar o desenvolvimento de aprendizagens
específicas.
Ao utilizarmos esses materiais, pretendemos trabalhar com
nossos alunos de forma prazerosa, com o intuito de
possibilitar o desenvolvimento da imaginação e da
criatividade e, sobretudo, estimulá-los a aprender a
preservar o meio ambiente.
Na educação Infantil podemos comprovar a influência positiva das atividades lúdicas em um ambiente aconchegante, desafiador, rico em oportunidades e experiências para o crescimento sadio das crianças.
Os primeiros anos de vida são decisivos na formação da criança, pois se trata de um período em que a criança está construindo sua identidade e grande parte de sua estrutura física, socioafetiva e intelectual. É, sobretudo, nesta fase que se deve adotar várias estratégias, entre elas as atividades lúdicas, que são capazes de intervir positivamente no desenvolvimento da criança, suprindo suas necessidades biopsicossociais, assegurando-lhe condições adequadas para desenvolver suas competências.
Todas as instituições que atendem crianças de 0 a 5 anos, deve promover o seu desenvolvimento integral, ampliando suas experiências e conhecimentos, de forma a estimular o interesse pela dinâmica da vida social e contribuir para que sua integração e convivência na sociedade sejam produtivas e marcadas pelos valores de solidariedade, liberdade, cooperação e respeito.
As intuições infantis precisam ser acolhedoras, atraentes, estimuladoras, acessíveis ás crianças e ainda oferecer condições de atendimento ás famílias, possibilitando a realização de ações sócioeducativas.
As crianças necessitam receber nas instituições de educação infantil:- Ações sistemáticas e continuadas que visam a fornecer informações;
- Realizar vivências através de atividades lúdicas;
- Aprimorar conhecimentos.
- Assimilação de valores;
- Aquisição de comportamentos;
- Desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento
- Aprimoramento de habilidades;
- Socialização.
- Desenhar;
- Brincadeiras;
- Jogos;
- Danças;
- Construir coletivamente;
- Leituras;
- Softwares educativos;
- Passeios;
- Dramatizações;
- Cantos;
- Teatro de fantoches, etc.
As atividades lúdicas podem ser uma brincadeira, um jogo ou qualquer outra atividade que permita tentar uma situação de interação. Porém, mais importante do que o tipo de atividade lúdica é a forma como é dirigida e como é vivenciada, e o porquê de estar sendo realizada.
As atividades lúdicas, juntamente com a boa pretensão dos educadores, são caminhos que contribuem para o bem-estar, entretenimento das crianças, garantindo-lhes uma agradável estadia na creche ou escola. Certamente, a experiência dos educadores, além de somar-se ao que estou propondo, irá contribuir para maior alcance de objetivos em seu plano educativo.
http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1069