sábado, 2 de fevereiro de 2013

PROJETO PRIMAVERA:O LÚDICO EM AÇÃO!


O educador exerce considerável função nesse processo, pois é quem vai direcioná-lo, sendo mediador e propondo atividades que estimulem o aluno em sala de aula.
Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e atenção.
A ludicidade é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança.   
O lúdico tão importante para a saúde física e mental do ser humano é um espaço que merece atenção dos pais e educadores.
Todas as sociedades reconhecem o brincar como parte da infância.

"O PROJETO PRIMAVERA NA CRECHE COTINHA CARVALHO APRESENTOU VÁRIAS DRAMATIZAÇÕES FEITAS PELOS ALUNOS. AS CRIANÇAS SE FANTASIARAM DE BORBOLETINHAS, CANTARAM E DANÇARAM. FOI LINDO! TEMOS QUE TRABALHAR COM A LUDICIDADE, SÓ ASSIM NOSSO TRABALHO TERÁ RESULTADOS POSITIVOS. NESSA BRINCADEIRA ATÉ EU TIVE QUE PARTICIPAR. VESTIDA DE PALHACINHA DEI UM POUCO DE MIM , COMO CRIANÇA TAMBÉM..."
ILZA CRISTINA
















A IMPORTÂNCIA DA HORA DO CONTO


A leitura é um novo modo de a criança aprender a realidade,

 daí a importância do livro surgir na sua vida desde a 

primeira infância.

O um valor e um poder das palavras são algo de que as

 crianças se devem apropriar.A Hora do Conto é

 desenvolvida no Jardim de Infância pelas educadoras.



O livro, para as crianças nesta faixa etária,

 tem o poder de proporcionar o prazer da convivência com a 

imagem ou com a palavra. 






COM AMOR, DEDICAÇÃO OS EDUCADORES DA CRECHE COTINHA CARVALHO FAZEM DA HORA DO CONTO UM DOS MOMENTOS MARAVILHOSOS. 

POIS SABEM QUE CONTAR HISTÓRIAS VAI ALÉM DE UMA LEITURA SIMPLES DO CONTO. 

A ENTONAÇÃO DA VOZ, O SUSPENSE , A MUDANÇA DE FALA, GESTOS , CARACTERIZAÇÕES FAZEM DESSE MOMENTO UM MUNDO DE FANTASIA. POR ISSO CONFECCIONAMOS UM TEATRINHO FEITO DE CAIXA DE PAPELÃO, MATERIAIS COMO EVA, OUTROS PAPÉIS, FANTOCHES DE PAPÉIS, MEIAS ENTRE OUTROS .DESSA FORMA, A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA TORNA-SE ESPECIAL.

A IMAGINAÇÃO VAI LONGE E AS CRIANÇAS CONSEGUEM FAZER ENTRAR NUM MUNDO DE  MAGIA E DE ENCANTAMENTO.
ILZA CRISTINA



Os objetivos são:

Estimular na criança o gosto pelos leitura


Criar e valorizar práticas pedagógicas que possibilitem a  descoberta do prazer da leitura;


Proporcionar o contacto com diferentes formas de texto escrito; 

Valorizar a leitura como um meio de informação de  transmissão do saber e da cultura;


Transmitir o sentido de diferentes utilidades da leitura e da escrita;


Estabelecer parcerias que proporcionem momentos de aquisição de competências no domínio da expressão oral e escrita;


Contribuir na aquisição de um espírito crítico e na interiorização de valores que promovam a cidadania;



http://malexandra2010.blogspot.com.br/2010/06/importancia-da-hora-do-conto-ou.html




A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano.O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.Na Creche Cotinha Carvalho nossas crianças são condicionadas a participarem de várias brincadeiras. Tendo um rendimento escolar excelente,é um dos momentos em que elas se deixam levar pela emoção. São bastante participativas!


 Este desenvolvimento, para Wallon, se dá através de uma

 interação entre ambientes físicos e sociais, sendo que os

membros desta cultura, como pais, avós, educadores e

outros, ajudam a proporcionar à criança participar de 

diferentes atividades, promovendo diversas ações, levando a

 criança a um saber construído pela cultura e modificando-

se através de suas necessidades biológicas e psicosociais.




 Por isso, a importância da brincadeira, pois é a criação de 

uma nova relação entre situações do pensamento e 

situações reais. Brincar é coisa muito séria. Toda criança 

deveria poder brincar






A brincadeira contribui para o 

processo de socialização das crianças, oferecendo-lhes

 oportunidades de realizar atividades coletivas livremente, 

além de ter efeitos positivos para o processo de 

aprendizagem e estimular o desenvolvimento de habilidades

 básicas e aquisição de novos conhecimentos.



 As brincadeiras aparentemente simples são fontes de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança e também é uma forma de auto-expressão. Talvez poucos pais saibam o quanto é importante o brincar  para o desenvolvimento físico e psíquico do seu filho. 

 A idéia difundida popularmente limita o ato de brincar a um simples passatempo, sem funções mais importantes que entreter a criança em atividades divertidas.

 A partir de muitos referenciais teóricos, será possível observar uma série de conceitos importantes, visando o bom desenvolvimento da aprendizagem da criança de 0 a 6 anos e o papel de pais e educadores nesta função tão importante que é educar uma criança.
"O jogo é, portanto, sob as suas duas formas essenciais de

 exercício sensório-motor e de simbolismo, uma assimilação

 da real à atividade própria, fornecendo a esta seu alimento 

necessário e transformando o real em função das 

necessidades múltiplas do eu. 

Por isso, os métodos ativos

 de educação das crianças exigem todos que se forneça às

 crianças um material conveniente, a fim de que, jogando,

 elas cheguem a assimilar as realidades intelectuais que, 

sem isso, permanecem exteriores à inteligência infantil". 

Piaget 


Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-do-brincar-no-desenvolvimento-da-crianca/4448/#ixzz2JpQo93bh