Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano.O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.Na Creche Cotinha Carvalho nossas crianças são condicionadas a participarem de várias brincadeiras. Tendo um rendimento escolar excelente,é um dos momentos em que elas se deixam levar pela emoção. São bastante participativas!
Este desenvolvimento, para Wallon, se dá através de uma
interação entre ambientes físicos e sociais, sendo que os
membros desta cultura, como pais, avós, educadores e
outros, ajudam a proporcionar à criança participar de
diferentes atividades, promovendo diversas ações, levando a
criança a um saber construído pela cultura e modificando-
se através de suas necessidades biológicas e psicosociais.
Por isso, a importância da brincadeira, pois é a criação de
uma nova relação entre situações do pensamento e
situações reais. Brincar é coisa muito séria. Toda criança
deveria poder brincar.
A brincadeira contribui para o
processo de socialização das crianças, oferecendo-lhes
oportunidades de realizar atividades coletivas livremente,
além de ter efeitos positivos para o processo de
aprendizagem e estimular o desenvolvimento de habilidades
básicas e aquisição de novos conhecimentos.
As brincadeiras aparentemente simples são fontes de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança e também é uma forma de auto-expressão. Talvez poucos pais saibam o quanto é importante o brincar para o desenvolvimento físico e psíquico do seu filho.
A idéia difundida popularmente limita o ato de brincar a um simples passatempo, sem funções mais importantes que entreter a criança em atividades divertidas.
A partir de muitos referenciais teóricos, será possível observar uma série de conceitos importantes, visando o bom desenvolvimento da aprendizagem da criança de 0 a 6 anos e o papel de pais e educadores nesta função tão importante que é educar uma criança.
"O jogo é, portanto, sob as suas duas formas essenciais de
exercício sensório-motor e de simbolismo, uma assimilação
da real à atividade própria, fornecendo a esta seu alimento
necessário e transformando o real em função das
necessidades múltiplas do eu.
Por isso, os métodos ativos
de educação das crianças exigem todos que se forneça às
crianças um material conveniente, a fim de que, jogando,
elas cheguem a assimilar as realidades intelectuais que,
sem isso, permanecem exteriores à inteligência infantil".
Piaget
Nenhum comentário:
Postar um comentário